STF CONDENA JAIR BOLSONARO A 27 ANOS DE PRISÃO NO CASO DA “TRAMA GOLPISTA”

                   Jair Bolsonaro.
O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nesta quinta-feira (11), o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão, em regime inicialmente fechado, no processo que investigou a chamada “Trama Golpista”. A decisão foi tomada pela Primeira Turma da Corte, por quatro votos a um.
Bolsonaro foi considerado culpado pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.
Além da pena de prisão, o ex-presidente também foi condenado ao pagamento de 124 dias-multa, cada um equivalente a dois salários mínimos.
Defesa promete recorrer
A defesa de Jair Bolsonaro afirmou que vai recorrer da decisão, tanto no próprio Supremo quanto em instâncias internacionais. O advogado do ex-presidente classificou a condenação como “injusta e política”.
Prisão não é imediata
Apesar da condenação, Bolsonaro não será preso imediatamente. Isso porque ainda há possibilidade de recursos, e a execução da pena só acontece após o chamado trânsito em julgado, quando não há mais instâncias a recorrer.
O julgamento
A condenação marca um capítulo histórico na política brasileira. Para a maioria dos ministros, as provas reunidas pela Procuradoria-Geral da República e pela Polícia Federal demonstraram a participação direta de Bolsonaro em um plano para tentar subverter a ordem democrática e se manter no poder após as eleições.
O resultado do julgamento deve ter forte impacto no cenário político nacional, especialmente sobre a elegibilidade do ex-presidente e o futuro do bolsonarismo no país.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *